Atualizado em 03 de setembro de 2019
A verificação de eficácia é a etapa utilizada para avaliar a tratativa dada à não conformidade. Você deverá analisar se a causa raiz realmente foi encontrada e se o plano de ação foi bem elaborado e executado completamente. Você precisa examinar se a análise de causa foi realizada usando alguma ferramenta da qualidade (5 por quê e/ou Diagrama de Ishikawa) e se a ferramenta foi preenchida corretamente.
É preciso verificar também se o plano de ação foi elaborado usando o 5W2H, considerando ações imediatas, preventivas, e, principalmente, corretivas, e analisar se ele foi executado conforme o que foi definido. Por último, é importante observar se as mudanças estão apresentando resultados visíveis, evidenciáveis, usando como apoio um indicador, auditoria ou satisfação do cliente, por exemplo. Se os resultados foram potencializados, a não conformidade foi eficaz.
Caso alguns desses passos não teve execução satisfatória, você poderá considerar a não conformidade ineficaz. Nesse caso, você poderá finalizar essa não conformidade e abrir outra, ou contar com a facilidade do software de voltar a etapa do ciclo PDCA, mandando para a etapa que deverá ser executada novamente.
Você deverá informar seu parecer sobre o tratamento aplicado à não conformidade, dizendo se aprova ou não a mesma, inserir o motivo desse parecer e em seguida clicar sobre o botão “Salvar”.
Em caso de aprovação, você deverá determinar se a ocorrência irá para a “Padronização e Divulgação” ou se será “Finalizada”.
Também será enviada uma notificação por e-mail em caso de aprovação: se a ocorrência for para a “Padronização e Divulgação”, será enviado e-mail para o responsável da ocorrência realizar a etapa. Caso a ocorrência seja “Finalizada”, será enviado e-mail para todos os envolvidos em seu tratamento.
Se você decidir reprovar o tratamento da ocorrência, deverá selecionar um dos status anteriores para retornar o processo (“Analisando Causas”, “Elaborando Plano de Ação” ou “Plano em execução”).
O sistema enviará uma notificação por e-mail ao responsável da ocorrência, com a justificativa que você informou ao reprovar a eficácia.